Gastronomia

Peixe no Papelote

Amigo pescador, aos poucos vamos retomando a rotina, principalmente após o carnaval e, nada como um boa pescaria para desestressar dos dias de folia. Para explorar com criatividade os dotes culinários aqui no #DicasDePesca, trago uma técnica da gastronomia clássica, que você certamente irá apreciar; o papelote. Simples pedaço de papel, ou papillote (do termo em francês) ou ainda cartoccio (no italiano), nada mais é do que um método de cozimento para ingredientes delicados, como peixes, legumes e cogumelos.

O seu preparo consiste apenas embrulhar em papel-manteiga ou alumínio, fecha-lo bem para evitar que o vapor saia e levar ao forno ou até mesmo na frigideira comum. Com essa técnica o alimento cozinhará em seu próprio vapor, mantendo a umidade e todo o seu sabor, deixando os ingredientes tenros, nutritivos e saborosos.

Você pode preparar papelotes individuais e levá-los à mesa ainda fechados, para que cada um abra o seu pacote e sinta todo aroma especialmente guardado ali; ou ainda apresenta-lo aberto na mesa para que todos sirvam-se do mesmo "cartoccio". Para a montagem do papelote siga passo a passo o modo de preparo. Cada ingrediente e etapa do processo são importantes para que se obtenha o melhor resultado.

Peixe no papelote

Ingredientes

filé de saint-peter
dente de alho bem picado
tomates-cereja cortados ao meio
azeitonas pretas sem caroço
folhas de manjericão fresco
suco de limão
dose de vinho branco
azeite extra-virgem
sal e pimenta do reino moída
Abobrinha italiana em rodelas medias
folha de papel alumínio, manteiga ou celofane

Modo de preparo

Faça uma marinada com os tomates cereja cortados, as azeitonas, manjericão e o azeite. Dê uma leve esmagada nos tomates e deixe os sabores se misturarem alguns minutos. Tempere o peixe com sal e pimenta a gosto. Abra a folha de papel alumínio, com a parte mais brilhante virada para cima; faça uma cama com as rodelas de abobrinha italiana, disponha um pouco da marinada, como uma camada para colocar o peixe por cima e acrescente um pouco da marinada por cima do peixe. Esprema o limão por cima de tudo. Comece a fechar o alumínio, e coloque uma dose de vinho branco lá dentro também. Feche bem o alumínio, tomando cuidado para não derramar nada. Coloque numa travessa de vidro refratária ou assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200º por cerca de 15 minutos. Pronto!

Obs.: Se preferir um toque mais oriental, substituta o tomate cereja e o manjericão, por outros vegetais, como cenoura e cebola, e o vinho branco e azeite por molho shoyo e vinagre branco.

Helerson Balderramas
Coordenador e professor de cursos de Gastronomia




Voltar

Produto em Destaque

Patrocinador