Gastronomia

Fish and Chips

Salve, pescador! Quero, primeiramente, desejar-lhe um Feliz ano novo! Que em 2017 hajam muitas pescarias, e que além dos peixes, o novo ano traga muita saúde, alegrias, descanso físico e mental.

Quero começar o ano de maneira simples. Vamos deixar de lado aquela formalidade das festas de final de ano, amigo secreto não tão vantajoso, e a agitação da casa com os familiares, parentes e amigos... Apresento uma simples e perfeita combinação, o tradicional "Fish and Chips".

De origem britânica nada mais é do que file de peixe (empanado e frito) acompanhado de batata frita. Simples assim... duas frituras que não se sobrepõe! Inicialmente era vendido embrulhado em folhas de jornal, como ainda acontece tradicionalmente em algumas regiões do país. Durante décadas, dominou o comércio das comida de rua.

A receita ficou famosa depois da metade do século 19 quando nos portos, após o início das atividades pesqueiras no Mar do Norte o prato tornou-se um modo de alimentação barata e rápida entre os operários britânicos.

Por lá ele é elaborado com o “fresh cod”, (bacalhau fresco) aqui é possível adaptar com peixes como a pescada branca, saint peter, hadoque ou linguado.

Ao contrário de um peixe empanado comum, o tradicional "Fish and Chips" é envolvido em um polme (tipo de empanamento) chamado também de “batter”, normalmente é feito apenas com farinha, sal e um ingrediente líquido à escolha: água, leite ou cerveja.

O fish & chips pode ser acompanhado com purê de ervilhas, limão ou outros molhos de sua preferência.

INGREDIENTES

1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara (chá) de cerveja clara
1 colher (sopa) de vinagre
1 colher (café) de sal
250 g de peixe
Óleo suficiente para fritar
1 batata descascada e cortada no sentido vertical (em palitos grossos)
Óleo para fritar
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

1 Em um recipiente, coloque 1 xícara de chá de farinha de trigo, o fermento e a cerveja. Mexa bem com um fouet. Adicione o vinagre e o sal e reserve a mistura.
2 Empane o peixe na farinha de trigo e depois na mistura.
3 Em seguida, frite o peixe em óleo quente.
4 Frite a batata em óleo quente. Sirva com um pouco de sal.
5 Sirva acompanhado do tradicional purê de ervilha ou molho tártaro.

Helerson Balderramas
Coordenador e professor de cursos de Gastronomia.




Voltar

Produto em Destaque

Patrocinador